11.5.10

Expliquem-me como se eu fosse uma criança de 5 anos...

Ora vejamos, a ver se nos entendemos, porque de facto estou a ter alguma dificuldade em entender...

Diz a nossa Constituição que o Estado Portugês é Laico.

Ora segundo a Infopedia esta palavra significa "... que não é religioso".

Até agora estão a acompanhar o meu raciocínio?

Então continuemos.

Portanto se o Estado Portugês não é religioso, não segue nenhuma doutrina religiosa, então porque é que raio é que o Estado dá tolerância aos seus funcionários???

Alguém me explica???

É que tenho andado a puxar pela cabecinha e não chego lá...

É que não chego mesmo...

Ok... Podem-me dizer que a maioria da população portuguesa é católica... ok, aceito...

Mas  o Estado Portugês jamais  poderá  tomar partido e preferência tão óbvia em relação a uma religião... (se calhar até pode... mas poderia "dsfarçar" a coisa um pouquito mais, não?)

Digo eu, não sei... Senão não seria LAICO, seria Católico, certo?

Neste Artigo (cliquem em cima da palavra) e poderão ler a vinda do Dalai Lama a Portugal, em que o mesmo não foi recebido nem pelo Presidente da República e nem pelo 1º Ministro... E nem sequer teve honras de Estado...

Estranho não é?

Então somos um Estado Laico ou não?

Se é Laico terá de agir com todas as religiões de igual modo e não umas em detrimento das outras, certo?

Continuo sem perceber...

É que não consigo chegar lá...

Alguém me ajuda?

3 comentários:

rosita disse...

Miga.. eu ajudo..
O Vaticano é uma cidade-estado.. logo, a visita do pápa é a visita de um chefe de estado.. certo? daí as honras de estado e tudo o mais !!
O dalai Lama é um chefe religioso.. é diferente.. boa??

rosita

*sara* disse...

Rosita, tenho de discordar contigo

O vaticano é uma cidade estado, ok, mas isso só é aplicado para quem é católico. Pois o Vaticano é um estado dentro de outro estado.

O Papa é um chefe religioso tal como dalai Lama, ou outro lider religioso qualquer!

Ele é um chefe de estado CATÓLICO e ele veio a Portugal não como um Chefe de Estado equiparado a tantos outros Chefes de Estados, ele veio a Portugal como PAPA, não como politico, é diferente rosita...


O nosso Estado é LAICO, não segue nenhuma doutrina religiosa, portanto acho uma afronta esta tolerância.

*sara* disse...

P.s- O Dalai lama foi chefe de estado no tibete de 1950 a 1959 ( quando se exilou na india)